ALLOWTRA

Portugal

5.7.06

Legalização de viaturas importadas usadas - Parte V

Fui à Alfandega e entreguei todo o processo.
Estavam em falta as fotocópias da ficha de Inspecção e do impresso modelo 1402 certificado pela DGV, contendo o número de homologação nacional do automovel.

Fui à tabacaria da esquina tirar as fotocópias.

Paguei na Tesouraria o Imposto Automóvel. De notar que levava um cheque já devidamente preenchido e este foi recusado. A Alfandega só aceita cheques visados!

Apesar do valor elevado do IA consegui pagar em multibanco. Caso contrário teria de ir ao banco visar o cheque.

Recebi o recibo do pagamento e segundo me disseram já foi pedida a matricula.
A matricula é emitida de um dia para o outro e amanha já lá posso ir buscar o processo assim como a nova matricula.

Verifiquei no site das declarações Electrónicas que posso consultar a situação da Declaração do DAV. Tentei, para teste, introduzir nova declaração, usando o número de homologação nacional do meu carro e após validação aparecem todos os elementos técnicos relativos ao veiculo devidamente preenchidos no formulário. Sem o número de homologacão nacional o sistema não permite a instrodução de dados sobre a viatura, impossibilitando a entrega da Declaração DAV via Internet.

No dia seguinte fui à Alfandega buscar as guias de circulação. Já foi atribuida a matricula portuguesa e o automóvel pode circular durante 60 dias desde a data de atribuição da matrícula.

Informaram-me que tinha em seguida de ir à DGV solicitar o Livrete/Documento único.

O processo na Alfandega de Lisboa está concluido e levou 10 dias (8 dias úteis).